pixel

Segurança da informação – entenda a importância!

segurança da informação

Com o passar do tempo, muito do que já foi ficção em algum momento se tornou realidade e mudou o nosso modo de viver. Assim aconteceu com os carros, aviões, foguetes, viagem à lua, celulares, computadores, e será com a segurança da informação.

Isso porque, junto com a tecnologia  e a realidade “pontocom”, vieram várias facilidades, soluções, e claro, alguns contratempos. E entre os problemas, surgiram os ataques cibernéticos e reveses com segurança, que também só víamos em filmes e livros.

O que já vinha em alta velocidade, acelerou um pouco mais, uma vez que começamos a trabalhar remotamente. De tal forma, o espaço físico se tornou, em muitos casos, inexistente.

Atualmente, podemos acessar qualquer informação de qualquer lugar, e um dos motivos para isso é a utilização da computação em nuvem ou Cloud Computing.

Exemplo de cena sobre segurança da informação

Há uma cena divertida no filme Creed de 2015, que é quando o ator, fazendo o papel de Adonis Creed, pede ao campeão Rocky Balboa que prepare para ele um treino diferenciado. Então, Balboa escreve em um papel e Adonis simplesmente fotografa com o celular. 

E quando ele vai embora, Rocky pergunta: 

– Você não levará seu treino, aqui anotado no papel?

Daí ele mostra que salvou no celular e diz: – já tenho aqui!

– E se você perder isso ou se quebrar?

– Já está na nuvem.

– Que nuvem, Balboa pergunta olhando para o céu, que nuvem…

segurança da informação

Nosso campeão realmente está por fora, pois segundo os especialistas do Gartner* a expectativa é que ambientes Cloud representem 14,2% do total de gastos de TI do mercado corporativo em 2024, diante de apenas 9,1% registrados em 2020. Além disso, pesquisas do Gartner indicam que quase 70% das empresas que já utilizavam os serviços em nuvem planejam aumentar seus gastos com Cloud Computing.

Realidade da segurança da informação

O fato é que os dados estão cada vez mais acessíveis, porém o que precisamos, além dessa facilidade toda, é de uma estrutura de TI que também garanta a segurança da informação. Os hackers, alguns por dinheiro, outros por diversão, tentam a todo o momento invadir para danificar ou roubar dados vitais. Há notícias na mídia quase que diariamente.

E segundo David Linthicum da InfoWorld (EUA), se o “hacking furtivo” ainda não chegou à computação em nuvem, chegará em breve.

Portanto as empresas que utilizam Cloud Computing  devem monitorar com eficiência todos os sistemas e armazenamento de dados. Existem ferramentas cujo objetivo é manter os sistemas íntegros, além de detectar anomalias , entre elas no desempenho.

segurança da informação

As empresas precisam compreender que é necessário adotar estratégias de proteção de dados que sejam sistêmicas a todos os aplicativos e todos os pontos de monitoramento. Com certeza isso dá trabalho, envolve parceiros e tem um custo representativo, porém vale o benefício, pois o os esforços, gastos e o tempo perdido ao lidar com um “hack furtivo” será muito maior.

Se quiser ampliar a sua leitura sobre o assunto, clique aqui.

Para acompanhar mais de perto a NV7, acesse o nosso LinkedIn.

*paranashop.com.br – dezembro 2020

© 2020 nv7. Todos os direitos reservados.