pixel

Governança Corporativa e Cyber Security – entenda!

Será que governança corporativa e cyber security tem algo a ver? Mostramos que sim!

Você já deve ter ouvido falar da sigla “ESG”, pois atualmente ela tem sido bastante explorada, seja pelos meios de comunicação ou por diversas empresas que procuram demonstrar diferenciação.

governança corporativa

A sigla  compacta os termos:  Environmental, Social and Governance, que em português significa “Ambiental, Social e de Governança”. Assim, dão um recado claro às empresas em todo mundo, afirmando que elas precisam mostrar que são sustentáveis ecológica, social e economicamente.

Por isso, o “ESG” foi criado como uma métrica para avaliar o desempenho das empresas nessa nova conjuntura.”

Benefícios da governança corporativa

A adoção de boas práticas de governança corporativa traz dois tipos de benefícios para as empresas: externos e internos. Os benefícios externos estão ligados a uma maior probabilidade de captação de recursos e investimentos.

Sendo assim, qualquer negócio ou startup que tenham essa intenção deveriam seriamente  pensar no assunto.

Já os benefícios internos vinculam-se ao desenvolvimento e aperfeiçoamento dos processos decisórios, bem como sua ratificação, implantação e monitoramento.

Um bom sistema de governança traz vantagens consideráveis, pois resguardam a empresa de ameaças associadas à sua atividade. Além disso, ainda reduz o risco de responsabilização do seu administrador por fraudes ou má gestão. E é sobre esse tópico que queremos conversar.

Como ter uma boa gestão

A gestão de uma empresa depende do conhecimento e da experiência dos envolvidos, dos métodos utilizados nas operações e mecanismos de avaliação. E também, cada vez mais, ter uma visão diferenciada, ágil e ampla do mercado e de suas mudanças velozes.

Novos elementos entram no jogo e nos pegam despreparados como os problemas de cyber segurança.

governança corporativa

Há pouco tempo um bom firewall, bloqueios a sites específicos, um antivírus atualizado e a conscientização dos colaboradores, evitavam diversos problemas. Isso garantia uma segurança razoável. Contudo, infelizmente não é mais assim.

A mesma tecnologia que nos proporcionou uma série de ferramentas para melhorar nossa vida pessoal e profissional, também aprimorou as invasões e criou o ciberterrorismo. Até o termo é novo.

E qualquer empresa pode sofrer o ataque, não apenas as multinacionais, órgãos do governo ou grande grupos de mídia.  A minha empresa, a sua, a do vizinho, podem ser os próximos alvos de indivíduos. Basta que encontrem uma nova maneira de roubar ou disseminar informações privadas e confidenciais ao grande público. 

governança corporativa

É aqui que voltamos a falar sobre Governança, pois é de responsabilidade dos gestores buscarem formas de impedir que problemas desse tipo possam ocorrer. Deste modo, protegendo a empresa, sua equipe e seus clientes.

As decisões certas e uma visão para esse novo contexto irá garantir e segurar uma gestão moderna focada na transparência e longevidade do negócio.

Encontrar os melhores parceiros, implantar os melhores recursos e soluções e, mudar o mindset pessoal e empresarial fará toda a diferença.

Acompanhe mais de perto a NV7, acesse o nosso LinkedIn.

© 2020 nv7. Todos os direitos reservados.