O Brasil e a Guerra Digital: país sofreu mais de 100 bilhões de tentativas de ataques cibernéticos em 2023

Em 2022, o Brasil foi palco de um verdadeiro campo de batalha digital, enfrentando mais de 100 bilhões de tentativas de ataques cibernéticos, de acordo com um levantamento realizado pela Fortinet. Esse número alarmante representa cerca de 30% do total de casos registrados em toda a América Latina e Caribe, somando incríveis 360 bilhões de tentativas. O problema mais comum nesses ataques é o phishing, que utiliza e-mails falsos para disseminar malwares capazes de acessar máquinas remotamente. A crescente sofisticação dos métodos de ataque, incluindo ataques na cadeia de suprimentos e ransomware, demonstra a urgente necessidade de abordar a questão da segurança cibernética no Brasil.

É necessário enfatizar a evolução dos métodos de ataque e suas consequências: os ataques à cadeia de suprimentos têm crescido em importância, visando não apenas os produtos finais, mas também sistemas de atualização que podem comprometer diversas máquinas de uma só vez. A exploração de vulnerabilidades, em forma de malwares, é uma realidade nas empresas, inclusive com a contratação de indivíduos internos para implantá-los. Além disso, ataques a dispositivos de usuários comuns frequentemente exploram a falta de atualização dos sistemas.

O aumento dos ataques de ransomware, que envolvem o sequestro de dados com ameaças de vazamento caso um resgate em criptomoedas não seja pago, também é alarmante. Esses ataques têm se aprimorado, com os criminosos roubando os dados antes de criptografá-los, adicionando uma camada adicional de extorsão.

Essa realidade alarmante exige ação imediata. As tentativas de invasões estão se tornando mais sofisticadas e atingem empresas, instituições governamentais e até mesmo indivíduos comuns. É fundamental que o país invista em educação em cibersegurança, desde as escolas até a formação de profissionais especializados. Portanto, não espere até se tornar vítima de um ataque cibernético. Esteja ciente dos riscos, proteja-se e promova a segurança cibernética em sua organização e comunidade. 

Nós podemos te ajudar! 

A nv7 é especialista em soluções tecnológicas e está pronta para desempenhar um papel essencial na construção de um ambiente digital mais seguro para sua empresa. Aqui estão algumas das soluções que podemos oferecer para enfrentar essa crescente ameaça:

Avaliação de Segurança Cibernética: A nv7 pode realizar avaliações abrangentes da segurança cibernética em sua organização para identificar vulnerabilidades e pontos fracos. Isso inclui análises de risco, testes de penetração e avaliações de conformidade com normas e regulamentações relevantes.

Proteção contra Phishing: oferecemos soluções avançadas para combater o phishing, incluindo implementação de filtros de e-mail avançados e ferramentas de detecção de ameaças em tempo real.

Defesa contra Ransomware: ajudamos a sua organização a desenvolver estratégias de defesa robustas contra ransomware, incluindo backup e recuperação de dados eficazes, bem como a implementação de soluções de segurança avançadas para detectar e impedir ataques de ransomware.

Atualização de Sistemas: Manter sistemas e software atualizados é fundamental para a segurança cibernética. Te ajudamos a implementar políticas de atualização eficazes para evitar a exploração de vulnerabilidades conhecidas.

Resposta a Incidentes: Em caso de violação de segurança, fornecemos serviços de resposta a incidentes para ajudar a conter a ameaça, identificar o que foi comprometido e restaurar a normalidade o mais rapidamente possível.

Desenvolvimento de Soluções de Segurança Personalizadas: criamos soluções de segurança sob medida para atender às necessidades específicas da sua organização, levando em consideração o setor, o tamanho e os desafios exclusivos que você enfrenta.

Entre em contato com a nv7 hoje mesmo! Estamos comprometidos em ajudar a fortalecer a segurança digital da sua empresa e garantir que você esteja preparado para os desafios do mundo virtual. Juntos, podemos criar um ambiente digital mais seguro e protegido para todos!

Mais artigos

A nv7 é especialista em segurança da informação e possibilita que as empresas atuem de forma preventiva e pró-ativa nos principais desafios de TI, gerando resultados de negócios usando soluções inteligentes

NV7 - Soluções Tecnológicas

Av. das Nações Unidas, 12901 – São Paulo, SP
Centro Empresarial Nações Unidas
Torre Norte, 23º andar.

Feed

©2024 | Todos os direitos reservados.

Siga a NV7: 

Siga a NV7: 

©2024 | Todos os direitos reservados.
plugins premium WordPress