Benefícios da governança corporativa.
A sigla compacta os termos: Environmental, Social and Governance, que em português significa “Ambiental, Social e de Governança”. Assim, dão um recado claro às empresas em todo mundo, afirmando que elas precisam mostrar que são sustentáveis ecológica, social e economicamente.
Por isso, o “ESG” foi criado como uma métrica para avaliar o desempenho das empresas nessa nova conjuntura.”
A adoção de boas práticas de governança corporativa traz dois tipos de benefícios para as empresas: externos e internos. Os benefícios externos estão ligados a uma maior probabilidade de captação de recursos e investimentos.
Sendo assim, qualquer negócio ou startup que tenham essa intenção deveriam seriamente pensar no assunto.
Já os benefícios internos vinculam-se ao desenvolvimento e aperfeiçoamento dos processos decisórios, bem como sua ratificação, implantação e monitoramento.
Um bom sistema de governança traz vantagens consideráveis, pois resguardam a empresa de ameaças associadas à sua atividade. Além disso, ainda reduz o risco de responsabilização do seu administrador por fraudes ou má gestão. E é sobre esse tópico que queremos conversar.
Como ter uma boa gestão
A gestão de uma empresa depende do conhecimento e da experiência dos envolvidos, dos métodos utilizados nas operações e mecanismos de avaliação. E também, cada vez mais, ter uma visão diferenciada, ágil e ampla do mercado e de suas mudanças velozes.
Novos elementos entram no jogo e nos pegam despreparados como os problemas de cyber segurança.
Há pouco tempo um bom firewall, bloqueios a sites específicos, um antivírus atualizado e a conscientização dos colaboradores, evitavam diversos problemas. Isso garantia uma segurança razoável. Contudo, infelizmente não é mais assim.
A mesma tecnologia que nos proporcionou uma série de ferramentas para melhorar nossa vida pessoal e profissional, também aprimorou as invasões e criou o ciberterrorismo. Até o termo é novo.
E qualquer empresa pode sofrer o ataque, não apenas as multinacionais, órgãos do governo ou grande grupos de mídia. A minha empresa, a sua, a do vizinho, podem ser os próximos alvos de indivíduos. Basta que encontrem uma nova maneira de roubar ou disseminar informações privadas e confidenciais ao grande público.
É aqui que voltamos a falar sobre Governança, pois é de responsabilidade dos gestores buscarem formas de impedir que problemas desse tipo possam ocorrer. Deste modo, protegendo a empresa, sua equipe e seus clientes.
As decisões certas e uma visão para esse novo contexto irá garantir e segurar uma gestão moderna focada na transparência e longevidade do negócio.
Encontrar os melhores parceiros, implantar os melhores recursos e soluções e, mudar o mindset pessoal e empresarial fará toda a diferença.
Acompanhe mais de perto a NV7, acesse o nosso LinkedIn.